A ACT começou a ser utilizada na década de 1980 e tem como fundador o psicólogo clínico norte-americano Steven Hayes, professor da Universidade de Nevada. Por pertencer ao grupo de terapias conhecidas como de terceira geração, a Terapia de Aceitação e Compromisso coloca um peso maior em aspectos como aceitação, consciência plena, desativação cognitiva, dialética, valores, espiritualidade e relações. A ACT acredita que o sofrimento humano surge a partir de uma inflexibilidade psicológica causada por esquiva experiencial, fusão cognitiva, apego a um conceito rígido de si mesmo e perda do contato com o momento presente. Tudo isso leva o indivíduo a ter dificuldade para agir de acordo com seus próprios valores, frequentemente tomando decisões que considera erradas e acumulando dificuldades em sua vida. Por sua vez, a flexibilidade psicológica implica um contato direto e completamente consciente com o momento presente, sem que a pessoa se deixe levar por pensamentos automáticos e emoções, agindo de acordo com os seus próprios valores.
A Terapia de Aceitação e Compromisso, portanto, tem como objetivo ensinar ao paciente flexibilidade psicológica para lidar com seus pensamentos e sentimentos dolorosos de maneira eficaz, de tal forma que eles passem a ter muito menos impacto e influência sobre ele.
Também visa ajudar o indivíduo a esclarecer o que é verdadeiramente importante e significativo para ele, ou seja, seus valores (a pessoa que ele verdadeiramente gostaria de ser nesse mundo), e então usar esse conhecimento para orientar, inspirar e motivá-lo a mudar sua vida para melhor.
Portanto, é uma abordagem focada em três áreas:
Compromisso com o Bem Viver
Rua Gilberto Studart 55 sala 411 | Duets Office Tower
Fortaleza, Ceará - 85 8555.9035 | 85 9987.9035